Melhore suas apresentações institucionais usando os materiais certos!

Neste artigo você conhecerá os materiais gráficos que elevarão o nível das suas apresentações institucionais

O uso de apresentações institucionais é essencial para todas as empresas que buscam se destacar no mercado. Por meio desse recurso, é possível transmitir aos clientes e colaboradores, de forma clara, quem é a empresa e quais são os produtos ou serviços comercializados por ela.

Uma boa apresentação facilita o trabalho da equipe de vendas, auxilia no posicionamento de mercado, diferencia a empresa dos seus concorrentes e, ainda, valoriza o que ela oferece aos consumidores.

Quer saber mais sobre como as apresentações institucionais podem fazer a diferença na sua empresa? Então, este post é para você!

O que são apresentações institucionais?

De modo simplificado, podemos considerar como uma apresentação institucional qualquer material que possua o objetivo de transmitir alguma informação da empresa a um público específico.

Atualmente, existem dois tipos principais de apresentação: online e offline. O primeiro deles reúne as apresentações que dependem de alguma tecnologia digital para serem acessadas, incluindo o website da empresa.

Já o segundo agrupa os materiais físicos utilizados pela empresa, desde cartões de visitas até folders — tudo o que for impresso entra nessa categoria.

Ainda existem alguns materiais que podem pertencer a ambos os tipos de apresentação, como os catálogos, por exemplo.

Quais materiais utilizar?

Com uma infinidade de materiais que podem ser utilizados pelas empresas em suas apresentações institucionais, é difícil escolher apenas alguns eles.

Veja, a seguir, os itens essenciais para o seu negócio!

Cartão de visita

Sem dúvidas esse é o mais antigo de todos os materiais de apresentação de uma empresa. Por meio dele, é possível transmitir todas as informações de contato de modo simples e direto, contendo o nome do colaborador, um telefone de contato, um e-mail e o site.

Algumas empresas optam por inserir, também, um QR code no cartão, a fim de facilitar o cadastro dessas informações na agenda de contatos do celular de quem o recebe.

Website

Atualmente, é obrigatório que as empresas possuam um website. Além de transmitir maior credibilidade, ele possibilita que a organização seja encontrada na internet por seus clientes, abrindo um canal de comunicação direta com eles.

Pelo website, a empresa poderá disponibilizar a sua história, a cultura organizacional praticada e diversos outros materiais que auxiliem o consumidor em seu processo de compra, tais como catálogos e informações relacionadas ao uso de produtos ou serviços.

Vídeo institucional

A utilização de vídeos institucionais em relações business to business (B2B) — empresa para empresa, na tradução — vem se firmando como uma tendência, afinal, por meio deles é possível transmitir todo o tipo de informação, de maneira mais lúdica e simplificada.

Esses vídeos também podem ser utilizados para apresentar um determinado produto ou serviço, a história da empresa e, ainda, cases de sucesso que auxiliam no processo de compra dos clientes.

Catálogos e folders

Ao utilizar catálogos e folders, a empresa conseguirá expor os seus produtos ou serviços de forma simples e direta.

Se o objetivo for demonstrar a gama completa de itens ofertados com as respectivas especificações técnicas, o catálogo é a melhor opção.

A utilização de flyers e folders é mais indicada para quando a empresa deseja apresentar um único produto ou categoria de produto. O tamanho do material é reduzido e, por isso, ele deve ser usado para transmitir objetivamente as informações.

Agora que você já conhece bons motivos para investir em materiais para apresentações institucionais de sua empresa, entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção você!

Quer ficar atualizado sobre como melhorar a performance da sua empresa? Deixe seu e-mail!