Fique de olho em 8 tendências de marketing em 2018

Você já fez seu planejamento de marketing? 2018 já começou e, para que você não fique para trás, é preciso conhecer quais serão as tendências de marketing para esse ano. Afinal, é preciso renovar seus planos e estabelecer novas metas!

No post de hoje, trouxemos 8 dessas tendências e mostramos por que você precisa investir nelas. Então, antes de montar o seu plano, se atualize com o que há de mais novo e mais eficiente no mundo do marketing digital. Boa leitura!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço entre as estratégias de marketing digital, contudo, ele passa a ter uma presença ainda maior em 2018. Com as últimas atualizações no sistema de ranqueamento de páginas realizado pelo Google, somente os conteúdos com maior qualidade, relevância e originalidade aparecerão nos primeiros resultados.

Para garantir que o seu site possua um bom posicionamento SERP (Resultados de Pesquisa nos Motores de Busca) e que alcance bons resultados, é preciso definir uma estratégia clara para a produção de conteúdo.

Segundo uma pesquisa realizada pela SmartInsights realizada com 850 profissionais de marketing, 20% deles afirmaram que o marketing de conteúdo é a tendência mais importante de 2018 — inclusive, ele foi o item mais votado.

2. Chatbots

Atualmente, os chatbots podem não chamar muito a atenção dos usuários na internet, mas em pesquisa realizada durante o Social Media Week, 65% das empresas declararam que investirão neles ou continuarão a investir.

A pesquisa apontou ainda que a maioria das pessoas prefere conversar com os chatbots para tirar suas dúvidas, pois as respostas são mais objetivas e educadas.

Para que você compreenda ainda mais o poder dessa ferramenta no relacionamento com seus clientes, um estudo realizado pela Gartner aponta que até 2020 a interação com chatbots será maior do que com humanos neste tipo de atendimento.

3. Personalização do e-mail marketing

Apesar de ser uma das ferramentas mais antigas, o e-mail marketing ainda possui grande relevância nas diversas estratégias de marketing digital. Para 2018, especificamente, a personalização das mensagens é uma tendência que as tornará praticamente individuais.

Sendo assim, a principal tendência na personalização desses e-mails é a utilização da inteligência artificial — inclusive a sua adoção em diversos setores.

De acordo com a E-mail Marketing Trends 2017, a utilização de segmentações em e-mails enviados é uma estratégia feita por 88,4% das empresas, porém apenas 43,2% a utiliza de forma constante.

Os outros 56,8% que não realizam a segmentação de maneira contínua estão perdendo diversas oportunidades no envio automatizado de e-mails direcionados para a nutrição de uma determinada segmentação de público.

4. Vídeos e transmissões ao vivo

2017 foi, sem dúvidas, o ano dos vídeos na internet — afinal, eles se tornaram o maior meio de consumo de conteúdo online — e em 2018 eles continuarão a reinar. Os clientes já não estão mais satisfeitos somente com um conteúdo escrito, eles querem um rosto e que estabeleça uma conexão humana e real.

A grande tendência em vídeos para esse ano é a utilização de novos formatos que permitam uma total imersão do público nas experiências da empresa, como vídeos em 360º e de realidade aumentada.

Outro formato de vídeo que vem com tudo é a transmissão ao vivo — seja de eventos, aulas ou um simples tira dúvidas. Segundo um artigo do portal Administradores, 80% da audiência online prefere assistir a um vídeo ao vivo em detrimento à leitura de um artigo em um blog.

5. Mídia Out Of Home

O uso de painéis digitais está em constante crescimento e não poderia ser diferente. Nele, tanto o marketing digital quanto o off-line conseguem trabalhar de maneira conjunta e obter os melhores resultados.

Por meio deles, é possível promover conteúdos de relevância e integrar as redes sociais e o marketing off-line para gerar mais tráfego para seu blog, por exemplo.

Por causa desse crescimento, essa plataforma se tornou muito mais flexível e imprescindível para uma estratégia de marketing de sucesso. Ela já era utilizada por grandes empresas, mas agora está mais acessível para pequenas e médias empresas também.

6. Influenciadores digitais

Esse ano, as empresas continuarão a investir nos influenciadores digitais para promover suas marcas. Atualmente, existem pesquisas que apontam que 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas e pessoas próximas, uma taxa de confiabilidade muito acima dos 33% que os anúncios pagos possuem.

A grande tendência em 2018 será o trabalho com os microinfluenciadores, ou seja, os que contam com uma audiência de mil a 100 mil pessoas. A opção por esse tipo de influenciador digital se justifica pelo fato de que o perfil de público é diferente para cada segmento e não existe um jeito único para alcançar a todos.

Atualmente, existem diversas empresas especializadas nesse tipo de marketing e plataformas que automatizam a maior parte do processo, o que reduziu o seu custo e aumentou sua viabilidade para pequenas e médias empresas.

7. Expansão do Big Data

A cada dia são gerados milhões de dados a respeito de seu público, seja por meio da utilização de smartphones, sites acessados, aplicativos baixados e — acredite se quiser — até por alguns modelos de carro mais modernos.

A grande questão é conseguir reunir todas esses dados, organizá-los e transformá-los em uma informação consistente — e é aí que entra o Big Data. Por meio dele, é possível coletar uma infinidade de dados e extrair insights que trarão um diferencial competitivo à sua empresa.

Segundos dados da IDC, uma das maiores empresas desse segmento, até 2019 40% dos projetos de TI terão como foco a monetização de dados por meio de Big Data.

8. Experiência voltada ao consumidor

Já não é novidade que o perfil do consumidor médio mudou. Agora, eles estão mais informados e exigentes em relação ao consumo de qualquer tipo de bens e serviços. A tendência para 2018 é que a personalização se torne ainda mais imperativa.

Mas, para direcionar a experiência ao consumidor é preciso investir no Big Data, pois é somente por meio dele que você conseguirá as informações necessárias para compreender suas necessidades a fundo.

Adaptar-se às novas tendências é essencial para manter a sua empresa competitiva e relevante no mercado. Caso ela não se adapte, ficará para trás e estará fadada a perder clientes e grandes oportunidades.

Agora que você já conhece as principais tendências de marketing para 2018, saiba mais sobre os elementos para a comunicação pela internet e aprimore ainda mais os seus conhecimentos!

 

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