Facebook Ads ou Google Adwords: qual o melhor para meu negócio?

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O marketing digital ganhou muita força nos últimos anos. Além de ser um método muito eficaz de divulgação, também apresenta custo mais baixo em relação à taxa de retorno obtida. Porém, para que esse resultado seja alcançado, você deve escolher bem qual ferramenta utilizar em suas campanhas. E existem duas principais: o Facebook Ads ou Google AdWords.

Antes de qualquer coisa, é bom enfatizar que cada uma possui suas particularidades, sendo mais adequada para atingir determinados objetivos. Ainda que ambas sejam ferramentas de marketing voltadas para a pesquisa de palavras-chave, isso não significa que suas regras e funcionamento sejam idênticos. Entender essas diferenças é fundamental para que o seu investimento em campanhas seja o mais promissor possível.

Por isso, neste post, listamos as principais vantagens de cada opção e ajudar você a fazer a melhor escolha. Acompanhe!

Quais as vantagens do Facebook Ads?

Alta segmentação de leads

Um dos principais critérios de diferenciação entre o Facebook Ads e o Google AdWords é o nível de especificidade que suas campanhas podem obter. E, nesse quesito, a rede social leva uma vantagem considerável. Seus usuários preenchem voluntariamente seus perfis com incontáveis detalhes sobre suas preferências de conteúdo e interesses. Com esses dados é possível buscar um público muito mais compatível com o seu negócio.

Dependendo do modelo de cobrança escolhido (custo por clique ou por mil visualizações), seus anúncios no Facebook podem gerar muito mais leads para sua empresa. Basta que você tenha um perfil de público-alvo bem elaborado.

Busca por públicos similares

Uma ferramenta que deu ao Facebook Ads seu principal diferencial de mercado é a possibilidade de comparar diferentes perfis de público e agrupá-los por semelhança. Por exemplo, pessoas interessadas em manutenção de automóveis também podem se interessar por corridas ou shows de carros, por exemplo. Dessa forma, suas opções de leads aumentam bastante.

O funcionamento desse recurso é relativamente simples. Você, como anunciante, determina qual perfil é o mais adequado para o seu anúncio. Em seguida, os algoritmos da rede social trabalham para encontrar outros perfis parecidos, aumentando seu alcance e permitindo que você descubra novos nichos de mercado.

Alcance de usuários em fase de descoberta

Algo que afeta bastante a escolha entre Facebook Ads ou Google AdWords é o estágio do funil de vendas no qual você pretende trabalhar. Como regra, em torno de 70% dos seus investimentos devem estar localizados no topo, já que ele será sua principal fonte de novos leads. E a rede social é excelente para esse propósito.

Graças à busca por públicos similares, o Facebook pode oferecer visualizações de usuários que ainda não reconhecem a própria demanda ou não entendem o problema que precisam resolver. Você poderá alcançá-los e trabalhar sua jornada desde o começo.

Construção direta de um vínculo

É bom lembrar que as pessoas usam o Facebook de forma bem diferente em comparação com o Google. O primeiro é uma rede social, voltada para a interação com os demais usuários e páginas. Já o Google é uma ferramenta de pesquisa que leva até conteúdos e respostas específicos.

Como consequência, o Facebook costuma ser mais efetivo na construção de um vínculo entre usuário e marca. Seus anúncios podem redirecionar o leitor para sua página, fazendo com que ele comece a acompanhar seus conteúdos e se familiarize com a marca. Em pouco tempo, você terá facilitado o trabalho de conversão e fidelização.

Quais as vantagens do Google AdWords?

Maior ferramenta de busca disponível

Na hora de escolher entre o Facebook Ads e o Google AdWords, não é segredo que o segundo possui muito mais destaque diante do público. Principalmente por estar atrelado ao principal motor de busca do mundo. E, de fato, isso lhe confere várias outras vantagens.

Com mais de 40 mil pesquisas por segundo ao redor do mundo, é quase certo que uma boa parcela dessas incluirá membros do seu público-alvo. Se você usar seus recursos de forma inteligente e escolher as palavras-chave certas, o retorno sobre o seu investimento pode ser bem alto.

Prioridade para anúncios mais relevantes

O algoritmo que decide quais links e anúncios aparecem no topo das pesquisas fica mais complexo a cada dia. Mas esses cálculos não são feitos de forma arbitrária, para que alguém possa utilizá-los em uma fórmula. Eles servem para identificar quais conteúdos possuem mais relevância para o seu leitor.

Com anos de páginas sendo criadas e avaliadas, o Google já pode determinar, com base em algumas estatísticas, quais anúncios são mais úteis para aquele usuário. Dessa forma, seus leads tendem a ficar mais satisfeitos com o conteúdo e ter seus problemas solucionados mais rapidamente.

Direcionamento inteligente de anúncios

Como você já deve saber, outra diferença ao escolher o Facebook Ads ou Google AdWords é que os anúncios do Google não são restritos apenas à página de pesquisa ou ao site em si. Você pode obter leads por anúncios em sites afiliados ao Google ou no YouTube, por exemplo.

Como o algoritmo de pesquisa dessa ferramenta já é bem amadurecido, ele pode direcionar certos tipos de propaganda para os canais onde elas serão mais efetivas. Como resultado, a taxa de sucesso dos seus anúncios tende a ser bem maior.

Foco em resultados de vendas

Se você pretende captar leads em estágios mais próximos da compra, que permitam ao seu negócio uma conversão mais rápida e eficaz, então, o Google AdWords é a opção mais adequada. Como o usuário já está pesquisando diretamente pela palavra-chave do seu produto, ele possui maiores chances de conhecer o problema que possui e entender qual solução precisa.

Nesse contexto, seu trabalho será apenas convencê-lo de que seus serviços são os mais adequados para resolver a situação. A partir desse ponto, o trabalho de meio e fundo de funil será mais relevante para sua taxa de conversão final.

Agora que você entende as diferenças, pode decidir quando é melhor investir no Facebook Ads ou Google AdWords. Quer se aprofundar um pouco mais no tema? Então, veja nosso artigo sobre estratégias de comunicação digital e veja como melhorar ainda mais seus resultados!

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