Entenda o poder das fotos para o e-commerce

 

Com a popularização da Internet ao redor do mundo, a forma de aquisição de produtos e serviços por parte dos compradores mudou completamente. Hoje, é bem mais fácil fazer uma compra em uma loja virtual e receber o produto diretamente em casa. Porém, para vender seus produtos na Internet, você precisa investir em certas formas de se destacar, como fotos para e-commerce.

Imagens são um dos melhores meios de se comunicar na Internet. Com cada vez mais conteúdo sendo produzido diariamente, os consumidores estão ficando mais exigentes com relação à qualidade da mercadoria e das lojas. E ter boas fotos pode ajudá-lo a melhorar sua avaliação. Apenas continue lendo e você verá como ter fotos de qualidade pode ajudar seu e-commerce.

Quais são os benefícios de uma boa foto?

Vamos começar vendo alguns dos principais benefícios que as fotos podem trazer para o seu e-commerce. Confira!

Chamar mais a atenção dos clientes

Como já citamos, a Internet recebe novos conteúdos a cada segundo. Sendo assim, é muito difícil que uma pessoa pare e olhe cada um deles. Você precisa de algo mais eficaz, que chame a atenção do seu público e prenda-o pelo tempo suficiente para que ele tome uma decisão de compra.

Nesse ponto, fotos para e-commerce são excelentes! Mesmo que alguém não tenha muito tempo pra ler uma descrição, essa pessoa sempre pode observar o produto à venda rapidamente. Se tiver certeza de que é o que ela busca, pode, pelo menos, salvar a página e fazer a compra mais tarde.

Oferecer mais informação sobre seus produtos

Você provavelmente já buscou por uma mercadoria na Internet, mas encontrou vários sites nos quais não havia uma imagem adequada do produto. Digamos que você tenha feito a compra assim mesmo, mas o produto que chegou era completamente diferente do esperado. O resultado mais provável seria uma devolução.

Esse mesmo cenário pode ocorrer quando você é o vendedor. Se o comprador não sabe exatamente o que está levando, ele pode apenas pedir uma compensação ou nem realizar o pedido inicial. Para evitar esse tipo de problema, o melhor é ter fotos de qualidade de todos os seus produtos.

Destacar-se dos concorrentes

Em determinado momento, ter imagens bem produzidas de sua mercadoria na Internet seria considerado um diferencial. Porém, hoje em dia, isso é praticamente um pré-requisito para manter-se nivelado. Com padrões mais elevados, sua empresa precisa investir um pouco mais para se destacar.

Ter ou não fotos de alta qualidade também será um critério de comparação entre sua loja virtual e seus concorrentes. Se eles tiverem imagens eficientes e você apenas aquelas de baixa qualidade, ou nenhuma, tenha certeza de que suas chances de fechar negócio são bem menores.

Transmitir credibilidade para a compra

Uma questão muito recorrente nas compras pela Internet é a possibilidade de fraudes. Não é incomum que alguém monte uma loja virtual com o mínimo de recursos possível, anuncie algum produto com um preço absurdamente baixo, receba o dinheiro e desapareça. Por isso, lojas verdadeiras tentam parecer tão autênticas quanto possível.

Uma forma de fazer isso é investir em um site com bom visual. A falta de imagens de um produto sempre levanta várias suspeitas nos consumidores. Pode ser que o produto seja falso, ou que não haja mercadoria alguma. Melhor evitar essas suspeitas do que perder vendas.

Em que investir para ter boas fotos para e-commerce?

Use iluminação de qualidade

Você já deve ter tirado algumas fotos em casa e depois percebido que não consegue enxergar o conteúdo. Em uma foto casual, isso não é um grande problema, mas é algo muito grave quando seu objetivo é exibir a imagem na Internet para atrair mais compradores. No mínimo, isso pode prejudicar sua taxa de conversão.

Ao preparar as fotos, tenha certeza de utilizar a iluminação certa. Um flash nem sempre é o suficiente, dependendo do produto. Investir em equipamentos adequados para iluminar o objeto, como um todo, pode valer a pena se atrair mais alguns compradores.

Fotografe de diversos ângulos

A menos que você venda quadros ou outros produtos de apenas uma face, o ideal, em fotos para e-commerce, é que haja diversas fotografias de diversos ângulos. Um sapato, por exemplo, precisa ser observado de cima, dos lados, no solado e, em alguns casos, ao lado de uma régua para comparar o tamanho.

Isso aumenta o tempo necessário para produzir as imagens, mas o investimento vale a pena. Com mais informação sobre o produto, seu cliente poderá tomar uma decisão de compra mais informada, o que evita devoluções e atrai os leads com maior potencial de fidelização.

Prepare o ambiente e o fundo

Não é raro que fotos amadoras sejam tiradas em qualquer local, como no sofá, em uma cadeira, na mesa, etc. Porém, para o nível de qualidade esperado pelos seus compradores on-line, esse tipo de fundo pode não ser uma boa ideia. No mínimo, deixará o produto com aspecto de usado para o público.

Ao montar as fotos, lembre-se de preparar um local adequado. Na dúvida, use um fundo branco bem iluminado, que destacará a maioria dos produtos. Em outros casos, escolha algo que dê contraste, mas que ainda seja limpo. Um fundo com muita informação pode e vai tirar o foco da sua mercadoria, o que não deve ser sua intenção.

Tenha uma câmera de alta qualidade

Claro, a melhor maneira de tirar fotos de alta definição é utilizando uma câmera fotográfica de alta definição. Considerando que você pode precisar de 5 ou 6 ângulos para o mesmo produto, é importante que todos eles sigam o mesmo padrão de qualidade. Especialmente para um produto muito detalhado.

Como a fotografia e filmagem se tornaram mais comuns no grande público, não é tão difícil encontrar esse nível de qualidade. Claro, para fotografias mais complexas e trabalhadas, você precisará de equipamento profissional mais específico, mas, ainda assim, ele não deve tornar o trabalho caro.

Agora que você entende o valor das fotos para e-commerce, pode começar a investir para tornar seu site ainda mais atrativo. Falando nisso, que tal ver mais dicas para melhorar sua loja virtual? Leia nosso artigo sobre os principais elementos de um site e-commerce e descubra exatamente o que precisa saber.