Como os drones podem contribuir para a filmagem de espaços industriais?

Usar drones para filmagem de espaços industriais está a seu alcance.

O desenvolvimento contínuo de novas tecnologias faz com que o mercado esteja cada vez mais dinâmico. E para conseguir uma boa fatia dele, é importante ficar de olho em inovações que vão propiciar vantagens competitivas para o negócio e ajudar a explorar o que há de melhor em determinado setor.

Nesse cenário, umas das possibilidades para quem quer sair na frente e aumentar a visibilidade de atuação é o uso de drones para filmagens — aqueles pequenos veículos aéreos não tripulados e com câmeras acopladas que sobrevoam certas áreas para fazer belas imagens panorâmicas a quilômetros de altitude.

Inicialmente desenvolvidos para propósitos militares, os drones hoje são usados nas mais diversas áreas, da robótica à agricultura, do setor industrial ao científico. Por terem tantas capacidades, estão cada vez mais na mira de empresas que querem demonstrar seu potencial de atuação por meio de vídeos institucionais de alta qualidade e também para ajudar no gerenciamento da empresa — na verdade, eles podem ser usados para, praticamente, tudo dentro de uma companhia.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe o restante do artigo e conheça outros motivos que vão ajudá-lo a compreender o porquê de se apostar no uso de drones para filmagem e os benefícios deles para sua empresa.

Fornecem exatidão nas imagens

Ao investir nos drones para filmagens você pode mostrar com exatidão o tamanho do espaço da sua empresa, os equipamentos de última geração que são utilizados, a quantidade de funcionários, as instalações e outros atributos essenciais da sua marca.

Tudo isso contribui para a credibilidade do negócio, uma vez que os clientes têm interesse em conhecer não só o produto que você vende, mas também outros recursos que fazem parte da cultura organizacional da companhia.

Monitoram áreas

Muitas vezes, pelo tamanho da área da indústria, não é possível verificar todos os cantinhos dela. Sendo assim, algum problema pode passar despercebido ou levar mais tempo para ser diagnosticado.

No entanto, os drones para filmagem, ao capturarem dados e imagens em alta resolução, possibilitam uma melhor compreensão da base estrutural da empresa e que seja possível identificar possíveis situações de risco.

Imagine, por exemplo, um pequeno vazamento na parte superior de uma caixa d’água que fica no telhado da companhia. A água escapa aos poucos e demora certo período para encharcar o chão e ser descoberta a fissura. Mas com os drones para filmagem é possível ir a áreas de acesso mais restrito e, dessa forma, perceber que o lado de fora do recipiente está molhado e consertar a falha mais rápido.

O interessante ainda é que os drones têm boa empregabilidade tanto em grandes quanto em pequenas áreas.

Podem fazer sobrevoos automáticos

Outra vantagem dos drones para filmagem é você pode programá-los para fazer sobrevoos periodicamente sozinhos.

Além disso, esses equipamentos estão cada vez mais modernos, estáveis e exatos. Há, inclusive, exemplares que podem identificar obstáculos no meio do caminho e desviar deles (seja na horizontal ou na vertical), o que o torna acessível à pilotagem de quase todas as pessoas.

Têm um baixo custo

O custo de um drone para filmagens é relativamente baixo se comparado a outros métodos mais antigos de gravação de imagens áreas como, por exemplo, o uso de um helicóptero e satélites. Isso acontece porque os drones podem ser operados remotamente, sozinhos, sem a necessidade de uma equipe.

Geram criatividade nas imagens

Com os drones para filmagem você pode também apostar em imagens diferenciadas, com perspectivas e ângulos criativos. O bacana é que, por serem pequenos, esses aparelhos também podem ir aos mais variados lugares e mostrá-los de diversas formas: de cima para baixo, de baixo para cima, circundando um objeto em 360º.

Você pode ainda fazer uma transmissão ao vivo de um evento da empresa ou usar a linguagem cinematográfica para fazer aquele vídeo que vai impactar positivamente funcionários e clientes. Essas potencialidades contribuem para mapear a estrutura geral da empresa e a valorizar os equipamentos, a equipe e o seu público-alvo.

Alavancam a tecnologia

Podemos dizer que, hoje em dia, tecnologia é tudo! E para gerir o negócio de forma eficaz, nada melhor do que contar com ela. Nesse cenário, o drone para filmagem já é uma ferramenta importante para a rotina do setor industrial, já que as imagens recolhidas por ele são uma excelente fonte de informação — praticamente, em tempo real — sobre os diversos setores da corporação, possibilitando a coleta de dados com rapidez e até respaldando soluções a curto, médio e longo prazo.

Fiscalizam os colaboradores

Com os drones para filmagem você ainda pode ter uma visão mais ampla da sua equipe e analisar o desempenho dela, se os funcionários são aptos para aquela função específica ou se precisam de um redirecionamento para que se sintam mais motivados e, consequentemente, melhorem a produtividade do setor.

Oferecem vantagens sobre as câmeras normais

Outro ponto importante na hora de optar por drones para filmagem ao invés das câmeras normais é a possibilidade de se mover para qualquer lugar sem ficar refém de um suporte fixo ou das limitações de espaço. Com o uso de drones você pode apostar nas imagens do lado de dentro ou de fora da empresa e dar aquela passadinha por todos os setores, tendo uma visão mais geral do empreendimento.

Deu para perceber o quanto o uso de drones para filmagem contribuem para a otimização dos processos da sua companhia, não é mesmo? Eles são excelentes recursos para flexibilizar a eficácia da atuação das indústrias, contribuindo para a fiscalização, acompanhamento, manutenção das instalações e modernização.

Além disso, eles ajudam a fazer aquelas imagens incríveis que vão refletir na percepção e visibilidade do que é o seu negócio e a reduzir custos inesperados ao conseguir captar o espaço geral da empresa e antever possíveis problemas.

Depois de tudo isso, você já deve saber que drones para filmagem garantem o diferencial na sua indústria! Então, não fique na dúvida. A hora certa de apostar em um drone é agora!

Gostou das nossas dicas? Se sim, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outros assuntos como esse?

Quer receber as dicas de marketing que estão transformando o mercado? Deixe seu e-mail!